Histórica conquista do povo baiano no mundo!
Entre os 231 projetos financiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) espalhados por 98 países do planeta, o Projeto Pró-Semiárido ficou em primeiro lugar.
Para se ter uma dimensão da importância desse prêmio, o Fida é vinculado à agência de desenvolvimento rural da Organização das Nações Unidas (ONU), que financia ações de apoio a populações rurais carentes em todo o mundo.
Na Bahia, entre as principais realizações do Pró-Semiárido estão: o atendimento a cerca de 60 mil famílias do semiárido, de 782 comunidades, localizadas em 32 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Até o início de 2020, já foram investidos R$ 204,2 milhões em ações de apoio aos principais sistemas produtivos, como a fruticultura de espécies nativas, a apicultura, a caprino-ovinocultura e a bovinocultura de leite.
Segundo o oficial de projetos do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, para o Pró-Semiárido ter conseguido o primeiro lugar no ranking, foram analisados vários aspectos, entre eles, a focalização.
“O projeto tem realizado um trabalho com critérios muito bem estabelecidos, nas comunidades. Além disso, também se destacam os mecanismos de focalização de gênero, de participação da juventude, de comunidades tradicionais como quilombolas e fundos e fechos de pasto e, ainda, o mecanismo de assistência técnica com a rede de parceiros com organizações da sociedade civil que prestam esses serviços para essas comunidades”.
O desenvolvimento rural da Bahia já é modelo para o Brasil, a América do Sul e agora somos um exemplo para o mundo.
Agradeço de corpo e alma cada ser humano que irrigou este lindo sonho coletivo.
Parabéns a todos e todas!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário