Importância do uso de tecnologias digitais na agricultura familiar!
A Bahia contribui e recebe contribuições de projetos modelos no fortalecimento da agricultura familiar. No evento promovido pela Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o governo do Estado, por meio de representantes do Pró-Semiárido, dissertou sobre as experiências exitosas que temos alcançado no Estado.
O técnico em Desenvolvimento Agroindustrial do Pró-Semiárido, Egnaldo Xavier, falou dos desafios e perspectivas para a comercialização de produtos das organizações econômicas e sobre a atuação do projeto: “Nós temos investido no Assessoramento Técnico Continuado às famílias agricultoras e na estruturação das organizações econômicas com vistas ao acesso aos mercados, com acompanhamento de todas as etapas, desde o planejamento da produção, passando pela logística, até a comercialização”.
Também citamos as intervenções realizadas pelo projeto para possibilitar o acesso às políticas públicas de incentivos fiscais, aquisição de capital de giro, selos e certificações de produtos processados e a comercialização para o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Ainda tivemos as ilustres participações de representantes dos agricultores familiares representados pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Uauá, Canudos e Curaçá (Coopercuc) e a Central da Caatinga. Como um dos temas centrais do evento era debater o uso de tecnologias digitais na agricultura familiar, a companheira e presidenta da Coopercuc, Denise Cardoso, falou da importância dessas fermentas para o cooperativismo: “As novas tecnologias nos permitiriam fortalecer a divulgação dos produtos em todo país e as vendas para outras nações”.
Parabéns a todos os representantes da agricultura familiar baiana. São vocês que fazem da Bahia a terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário