Imprensa livre é o solo fértil da liberdade!
Conseguimos medir a força da democracia pela maneira como a imprensa atua. Quanto mais tivermos imprensa livre, isenta e compromissada em defender o bem comum, teremos a certeza de estarmos respaldados por forças que alicerçam a democracia.
Historicamente, os grandes meios de comunicação são utilizados pelo poder econômico para sabotar a democracia e manipular o povo contra os seus próprios interesses. No Brasil, a situação é agravada por termos as grandes cadeias de rádio, TV, e jornal concentradas nas mãos de um reduzido grupo de famílias, muitas vezes ligadas às oligarquias regionais.
Na outra ponta, temos veículos que estão ligados aos pastores evangélicos. Nada contra a religião, mas não podemos nos furtar de denunciar como muitos “pastores” utilizam as concessões públicas para defenderem seus próprios interesses. Edir Macedo fez escola.
Por outro lado, a luta dos profissionais da comunicação livre e independente tem ganhado força na batalha pela imprensa livre, muito por conta da internet e os meios digitais. Sabemos que a maioria dos profissionais e veículos que fazem a boa imprensa acontecer sofrem perseguições jurídicas e financeiras (os grandes anunciantes, em sua maioria, não querem apoiá-la).
Por isso, é decisivo o papel do Estado e a cobrança da sociedade civil organizada em lutar e criar condições onde possamos democratizar a comunicação no Brasil. Precisamos quebrar os feudos da comunicação. A grande mídia tem servido de propaganda oficial da direita. Sem imprensa livre fica muito difícil enaltecer qualquer tipo de debate minimamente justo.
Não é por acaso que o Brasil ficou em segundo lugar no ranking Ipsos Mori de “Percepção errada da realidade”, atrás apenas da África do Sul. Outro exemplo clássico é a eleição do Bolsonaro, vencida na base das fake news e na desinformação de 57 milhões que vivem Bolsomion.
Imprensa livre é o solo fértil da liberdade!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário