Inauguramos o Centro de Convenções da Agricultura Familiar de Tucano
Tucano é uma joia rara do nosso sertão baiano e que contribui de forma significativa com a agricultura familiar do Estado. Nesta terra centenária, tenho uma relação muito forte com os agricultores (as) familiares, cooperativismo e movimentos sociais. E a maior solicitação destes companheiros e companheiras era a construção de um Centro de Convenções da Agricultura Familiar!
Nesta quarta-feira (09), ao lado da nossa deputada estadual, a guerreira do sertão Fátima Nunes (PT), do companheiro Daílson (PT), lideranças políticas, lideranças comunitárias, agricultores (as) familiares, realizamos o sonho de inaugurar o Centro de Convenções da Agricultura Familiar Valdiro Jesus Pimentel. O Centro de Convenções leva o nome do grande Valdiro Pimentel, símbolo campesino do povo tucanense e destacado militante petista.
Um município com a dimensão territorial e econômica de Tucano, necessita de um empreendimento desta grandeza, como é o caso do Centro de Convenções da Agricultura Familiar. Esta ação é a prova de que o Governo do Estado é o que mais investe e valoriza a agricultura familiar no Brasil: já são mais R$ 2,3 bilhões aplicados neste setor que transforma a vida do povo, gera emprego, renda e viabiliza desenvolvimento socioeconômico nos 27 territórios de identidade da Bahia.
Tucano é um polo de comercialização do Território Sisal e do Território Semiárido Nordeste II. Aqui há uma pujança agrícola com destaque para o mel, caprinoovinocultura e outros sistemas produtivos, então ficamos felizes com a inauguração deste Centro que ajudará a dar apoio e sustentabilidade à economia regional que advém da agricultura familiar.
O companheiro José Souza, que é presidente da Central de Associações Comunitárias de Tucano (Cactu), organização responsável pela gestão do Centro definiu muito bem a importância deste novo patrimônio do povo tucanense para o nosso rural: “Este Centro tem uma importância muito grande, para formação da nossa agricultura familiar e apoio às cooperativas e grupos produtivos de Tucano e região. Aqui além de ser ponto de comercialização, temos em parceria com sindicato cursos e assessoria para melhoramento da produção rural”.
A agricultura familiar de Tucano tem recebido recursos milionários por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, como destaca Cristóvão Roma, diretor financeiro da Cooperlad: Temos dois projetos em parceria com o Governo do Estado, que é a ampliação de mini-indústria de oleaginosas e a construção de uma fábrica de polpa de frutas, juntos são aproximadamente R$ 5 milhões em investimentos que estamos recebendo. A inauguração deste Centro potencializa nossa visibilidade, além de possibilitar que parte da nossa cooperativa funcione aqui que é o escritório e ponto comercial, onde vendemos polpas de frutas, compotas de umbu e outros produtos”.
Bahia, terra da agricultura familiar
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário