
“Inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos.” Letícia Butterfield
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado através da Lei nº 11.133, no ano de 2005, ainda no primeiro ano do Governo Lula. Trabalhar pela inclusão de cada ser humano é um dos propósitos mais justos e belos que existem na política.
Os governos do PT sempre trabalharam para tornar o Brasil um país mais inclusivo, tanto que no governo da presidente Dilma, no ano de 2011, foi instituído o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Viver sem Limites. A ideia é envolver diversas ações em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade que permitiram avanços para os portadores de deficiência, cerca de 45,6 milhões de pessoas segundo o Censo de 2010.
No final de junho, no Programa Café com o Presidente, Lula falou do papel do Estado em inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e vida social: “São várias as coisas que precisamos tratar com mais respeito e com mais carinho na questão das pessoas com deficiência. É um mundo novo para nós. Uma exigência nova da sociedade, que está cobrando. As pessoas não querem ser tratadas como coitadinhas. Querem ser respeitadas no seu direito. Querem ter oportunidade de trabalhar de acordo e do jeito que elas podem trabalhar. É isso o que o Estado precisa garantir. O Estado não tem que inventar. Precisa garantir que as pessoas exerçam livremente, da forma que sabem, as suas funções”, disse o presidente.
O meu mandato também tem compromisso com um Brasil mais inclusivo e, no que depender da nossa atuação na Câmara, vamos avançar cada vez mais para fazer da nossa nação um país de todos!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário