Intercâmbio capacita agricultores de Irecê em produtos orgânicos certificados!
Beneficiários do Pró-Semiárido participaram de intercâmbio para conhecer a experiência de produtores (as) do município de Irecê no cultivo e comercialização de produtos orgânicos certificados. A realização do intercâmbio é fruto da parceria do Governo da Bahia com a Rede de Agroecologia Povos da Mata, organização responsável pela certificação orgânica participativa.
Segundo o coordenador da ação pela Rede Povos da Mata, Cláudio Lyrio, disse durante o curso: “Tivemos as capacitações. Foram criados os grupos e o pré-núcleo Semiárido Forte, aqui representado por famílias de Jacobina e região. Agora estamos vivendo esse momento tão importante de troca de conhecimento com o Núcleo Raízes do Sertão, aqui de Irecê”.
Comercialização – No segundo dia de atividades, a comercialização dos produtos orgânicos certificados foi abordada na visita ao entreposto administrado pela associação, composta pelos membros do Núcleo Raízes do Sertão. Por lá são comercializados o excedente, em média 30% da produção das 184 famílias cadastradas, que gera o equivalente a R$ 130 mil por mês, após as vendas nas feiras livres, de porta em porta e pela internet. O entreposto recebe, avalia e organiza a logística das mercadorias e faz a interface entre os clientes e os/as agricultores/as. O Núcleo comercializa localmente para outros municípios e para Brasília e São Paulo.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário