Intercâmbio melhora rentabilidade das pescadoras de duas comunidades de Itiúba!
Conhecimento é sempre bem-vindo. Pensando nisso, o Pró-Semiárido viabilizou o intercâmbio de experiências com as pescadoras das comunidades de Taquari e Assentamento Maria dos Santos, do município de Itiúba, junto à Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes).
A presidente da associação comunitária de Taquari, Aurinha Ribeiro de Andrade, aprovou os novos aprendizados que vem a contribuir com a atividade pesqueira da comunidade. “O intercâmbio está dentro do que a gente esperava, do que a gente tem necessidade. A gente adquirindo conhecimento tem como evoluir e fazer com que o nosso peixe seja mais procurado e tanto vai ser bom pra gente, que vai beneficiar o peixe quanto para quem compra.”
Em nome da SDR agradeço ao Instituto das Irmãs da Santa Cruz com apoio do Instituto Múltiplo de Cidadania (IMC), e da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) por juntos ofertarem esta capacitação às pescadoras de Itiúba. Com os novos aprendizados, as pescadoras visitantes já vislumbram o aumento da demanda pelo pescado beneficiado em suas comunidades e no município tanto à venda em natura quanto do peixe preparado para consumo. Além disso, elas planejam comercializar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
É o Governo do Estado investindo na capacitação dos agricultores familiares para que eles possam agregar valor nos seus produtos e desta maneira aumentem os seus faturamentos. Parabéns a todos envolvidos nesta bela iniciativa, pescadoras, Coopes, órgãos do governo, e entidades parceiras do nosso povo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário