
Investimento no café baiano!
O café produzido pelas cooperativas baianas tem destaque nacional e já é reconhecido fora do Brasil. Mas o que é bom pode ficar excelente. É o caso da Cooperbac, que recebeu investimento de R$ 770 mil, do governo do Estado. Os recursos permitiram aos cooperados terem a própria máquina empacotadora para café expresso gourmet, empacotadora a vácuo, um desejo antigo dos cooperados. Nessa fase também conseguimos implantar o Laboratório de Análise Sensorial de Café, possibilitando à cooperativa a comercialização direta do produto, com laudos próprios.
Os recursos aplicados nessas ações darão um salto de qualidade na logística e desenvolvimento da nova marca que comercializa o Cooperbac Premium Gourmet Café Superior 100% Arábica.
E o que dizer do investimento milionário originários dos três editais do Bahia Produtiva? Fruticultura, Alianças Produtivas e Qualificação de Agroindústria, juntos, temos um total investido na ordem de R$ 4,1 milhões na Cooperbac. Extraordinário!
É investimento que vai aumentar a implantação de unidade simplificada para laboratório de prova de café, unidade simplificada para secagem, construção de galpão para armazenagem, estufas de secagem, qualificação do processo de beneficiamento, seleção e secagem dos grãos e aquisição de caminhão.
O projeto ainda dará apoio e assistência técnica (Ater), além de contar com um ousado Plano de Comunicação e Marketing, que fará da Cooperbac uma referência nacional. Nesse tempo de tanta luta e desafios, fico emocionado de saber que os recursos irão beneficiar 222 famílias. Eles proporcionarão acréscimo de renda aos cooperados, bem como novos empregos e apontam para um futuro promissor.
Essa é a Bahia que sempre faz mais pelo seu povo!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário