Itaberaba: Coopaita bate recorde na colheita do abacaxi pérola!
O trabalho de excelência da nossa Assistência Técnica tem colocado a produtividade e qualidade das nossas colheitas em outro patamar. Vejam o exemplo da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), que bateu o recorde dos últimos 5 anos na colheita de abacaxi pérola neste 2021.
Este resultado expressivo se dá pelo uso da tecnologia de tratamento de indução floral. Nós saltamos de 2,9 milhões de plantas induzidas para 3,5 milhões em 2021, com previsão de colher 80% desse volume para comércio in natura. Um aumento de 15% na produção. O que representa mais renda aos cooperados e maior volume de matéria-prima para o beneficiamento da fruta.
Outro trabalho diferenciado que viabilizamos para os agricultores por meio da Ater foi a melhoria na uniformização do manejo da cultura, como análise de solo, calagem e adubação, até o fim do ciclo de produção, quando ocorre a colheita. Os cooperados passaram a contar com ações direcionadas na profissionalização da gestão e da base produtiva. Todo este trabalho merece mais investimentos e nós já autorizamos a ampliação e modernização da unidade de beneficiamento para desidratação do abacaxi que está em fase de conclusão e será entregue neste segundo semestre de 2021, gerando um aumento de 50% no faturamento, no primeiro ano após a implantação.
A Coopaita possui 21 anos de história e desde os governos do PT tem recebido investimentos que possibilitaram aumento de faturamento e a agroindustrialização dos seus produtos. Em 2020, a receita da Coopaita fechou em R$ 2,7 milhões. E tem mais, a cooperativa realiza o beneficiamento de mais de 300 mil quilos de frutas, como jaca e banana, mas o carro-chefe é o abacaxi, com a produção de frutas desidratadas em embalagens de 100 e 250 gramas e também de 1 quilo. Toda esta matéria-prima é gerada por 115 famílias de agricultores familiares vinculados ao projeto. Uma maravilha!
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário