
Itabuna, 115 anos: A cidade que Jorge Amado imortalizou continua a ser escrita por mãos e mentes grapiúnas
Itabuna completa 115 anos de emancipção política. Cidade que aprendi a amar primeiro pelos livros de Jorge Amado, mas nada supera ter vivido e ajudado a construir o progresso desta terra de trabalhadores. Aqui plantei a minha semente de esperança quando, na época, muitos fizeram o caminho contrário devido à crise da vassoura-de-bruxa na região cacaueira.
Parece que foi ontem quando organizamos os trabalhadores do campo e da cidade, fortalecemos o PT e iniciamos uma nova história na gestão de Geraldo Simões. Itabuna foi solo fértil para o crescimento do partido na Bahia. Primeiro, ajudamos a eleger Lula. Depois, vieram as vitórias consagradoras no Estado com Wagner, Rui e Jerônimo. Toda nossa luta valeu a pena.
Tive a honra como secretário e deputado federal de trabalhar para que Itabuna recuperasse seu protagonismo regional e estadual nas últimas décadas. Fizemos isso através de articulações com os governos federal e estadual e do apoio a projetos sociais de educação, cultura, saúde, agricultura familiar, infraestrutura e urbanização.
Nosso trabalho pela cidade é permanente. Há poucos meses, ampliamos e modernizamos o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Em 2023, inauguramos o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer. Na educação, também fortalecemos a UESC e implantamos o IF Baiano. Temos em curso a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) – obra sonhada que melhorará o tráfego e impulsionará o comércio regional. Destinei emendas para construção e reforma de praças e calçamento nos bairros Parque Verde, Banco Raso e Parque Boa Vista.
Trabalhar por Itabuna é minha maneira de dizer muito obrigado, povo grapiúna. Vocês moram em meu coração. Juntos, superamos adversidades e fizemos desta cidade o orgulho da nossa gente.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Deixe um comentário