
Itacaré: gestores do município debatem com o secretário Josias Gomes a integração da agricultura familiar com o turismo
Participaram da reunião na SDR o vice-prefeito Genilson Souza, os secretários de Agricultura e de Turismo, e o representante do Assentamento Pancada Grande
Representantes da Prefeitura de Itacaré estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, para definir ações estratégicas visando promover a integração entre a Agricultura Familiar e o setor de Turismo para alcançar o desenvolvimento econômico e social do município, com a geração de mais empregos – e o consequente aumento da renda dos agricultores familiares e dos trabalhadores em hotéis, pousadas e albergues.
Participaram da audiência com o titular da SDR, o vice-prefeito de Itacaré, Genilson César, os secretários de Agricultura, Luis Fabiano Santana Rodrigues, e de Turismo e Cultura, Jorge Ávila, além de José Alves Ferreira – conhecido por “Bubu” -, morador do Assentamento Pancada Grande e presidente do Conselho de Agricultura do município, representando todas as associações de Itacaré.
“Essa integração do turismo com a agricultura familiar é tudo o que queremos, inclusive já conversei com outros prefeitos de municípios litorâneos. É uma grande iniciativa que envolve pousadas e hotéis e a própria população, que pode se abastecer com os produtos da própria cidade e região. Esse é o nosso desejo e encontrei grande receptividade do prefeito e do vice-prefeito de Itacaré, além dos secretários de Agricultura e de Turismo. Com isso estamos certos de que vamos ter um grande projeto de desenvolvimento rural, que vai fazer a diferença em Itacaré e servir de modelo para os demais municípios”, argumenta o secretário Josias Gomes.
“A agricultura familiar tem um grande potencial que precisa ser organizado. Temos o turismo que representa mais de 80% da renda per capita global do município. Associar a produção da agricultura familiar com as demandas que o mercado do turismo exige e consome é nossa meta de, nos próximos 4 anos, entregar no mínimo 50% de tudo aquilo que produz a agricultura familiar”, afirma o vice-prefeito de Itacaré.
“Seu Luis”, secretário de Agricultura, é morador de Taboquinhas e considerou proveitosa a reunião na SDR. Segundo ele, essa junção será boa tanto para os agricultores como aos pousadeiros e hoteleiros. “Isso vai ativar a economia, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Simples assim”, afirma Jorge Ávila, secretário de Turismo.
“Será uma importante ajuda para fazer crescer a economia do município. Apresentamos diversos projetos, inclusive para legalizar o funcionamento de 4 associações de produtores agrícolas”, complementa Bubu, morador do Assentamento Pancada Grande, em Itacaré.
Deixe um comentário