Jacobina sediou o seminário Quilombo: Ancestralidade, Território e Identidades!
Em Jacobina o projeto Pró-Semiárido realizou o seminário “Quilombo: Ancestralidade, Território e Identidades.” Participaram do evento cerca de 150 representantes de 15 comunidades quilombolas dos municípios de Jacobina, Caém, Capim Grosso, Saúde e Mirangaba, localizados nos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe.
O objetivo do seminário é fomentar uma grande rede que possa se irmanar em torno da conquista e acesso às políticas públicas para essas comunidades. “A gente precisa organizar uma grande rede quilombola. Precisamos das pessoas que estão aqui representadas: Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter); Centro Público de Economia Solidária (Cesol), com toda a economia solidária e o potencial que tem nos quilombos de artesanato, de produção de biscoitos, cocadas, doces, polpas, temperos; das Prefeituras; e da Central das Organizações de Desenvolvimento Sustentável do Território do Piemonte da Diamantina (Codep), porque são órgãos que vão ficar quando o projeto sair. Este encontro é para vocês, todo o povo quilombola que está aqui representado”, explicitou a coordenadora local do Pró-Semiárido, Rejane Borges.
Este é o governo transforma a vida das pessoas através de políticas públicas inclusivas e deixa um legado para o povo do campo e comunidades tradicionais poderem alcançar a autonomia socioeconômica, preservar suas tradições culturais e conseguirem fincar raízes no lugar onde vivem e trabalham.
Bahia, terra da agricultura familiar!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário