Jiquiriçá: Josias Gomes debate em seminário o apoio à produção dos pequenos agricultores
O evento contou com a participação do prefeito Cascalho, de lideranças políticas, e de centenas de produtores e trabalhadores da região
O secretário Josias Gomes – gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou nesta quarta-feira (24), em Jiquiriçá, do seminário Parceria Mais Forte – Governo do Estado e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar.
O evento é promovido pela SDR em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá e com o Colegiado Territorial.
Para dinamizar os processos de produção com insumos de elevada qualidade, visando maior rentabilidade e produtividade para a agricultura familiar, foram entregues 16.500 mil mudas de frutíferas e essências florestais para agricultores do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.
O secretário Josias Gomes destacou que nos menores municípios o maior empregador é a agricultura familiar. “Temos mais de 700 mil propriedades da agricultura familiar pra cuidar e é por isso que estamos chamando os prefeitos e os gestores municipais para que, juntos, possamos realizar ações para aumentar a produtividade rural do Estado”, defendeu o titular da SDR.
O seminário reuniu representantes da sociedade civil e do poder público estadual dos municípios da região para debater iniciativas que possam alavancar a produção rural dos municípios que compõem o Vale do Jiquiriçá. Esse é o quinto encontro realizado pela SDR, com o objetivo de discutir iniciativas para o desenvolvimento da agricultura familiar da Bahia.
Dona Marinalva dos Santos de Jesus, agricultora familiar da comunidade de Macuca, produz cacau, guaraná, urucum, e pimenta do reino, entre outros produtos. “Com o recebimento das mudas vou poder aumentar a produção e nossa expectativa é também de aumentarmos nossa renda”, destaca a pequena agricultora de Jiquiriçá.
Preservação do rio Jiquiriçá – Também presente no evento, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por recomendação do governador Rui Costa, colocou uma atenção especial nessa região, não só no contexto da sustentabilidade, mas principalmente no acompanhamento das ações de preservação do rio Jiquiriçá.
“Tenho um compromisso com o Vale, não só enquanto secretário, mas, sobretudo, um compromisso sentimental. Passei a minha infância e adolescência tomando banho nesse rio, e hoje percebo o estreitamento do rio e seu desgaste ambiental. Portanto, estamos estabelecendo uma parceria com o Instituto Federal de Santa Inês para realizarmos um trabalho de preservação das matas ciliares e nascentes”, afirma João Carlos Oliveira, secretário da Sema.
Deixe um comentário