João Dória e Bolsonaro são farinha do mesmo saco!
Quem lembra quando o governador de São Paulo, João Dória, em sua campanha de 2018 usou o oportunista BolsoDória para surfar na onda da extrema direita em SP? Pois bem, o irmão siamês do bolsonarismo viu que ao lado do Capitão Genocida o navio iria afundar. Segundo os marinheiros de mar revolto, nessa situação os ratos são os primeiros a saltar do navio.
Na pandemia, a guerra entre os ex-aliados com vistas nas eleições de 2022 foi deflagrada. O governador de São Paulo rasgou o diploma de BolsoDória e passou a fazer oposição ao genocida. A disputa entre os amigos de fé e irmãos nem tão camaradas teve o seu ponto alto com Dória apostando as fichas na vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com a Sinovac fabricante chinesa, enquanto Bolsonaro defendia a cloroquina e suas insanidades. Muito bem, até os prédios da Avenida Paulista sabiam que Dória venceria o Capitão Corona nessa disputa óbvia entre ciência x negacionismo.
Resumo da ópera: João Dória conseguiu imunizar a primeira brasileira no país contra o covid-19, ponto. Nãos somos bolsonaristas para negarmos os fatos. Contudo, longe de Dória ser o salvador da pátria, como a mídia golpista e equipe de marketing do BolsoDória, perdão, do Dória, tenta vender. Em 2019, o governador paulistano, ainda aliado do desgoverno, participou da comitiva em Davos ao lado de Bolsonaro, Guedes e Moro e ofereceu o Instituto Butantã para privatização a investidores internacionais. Aliás, há anos os governos do PSDB atacam a ciência e educação no Estado.
Outra prova de que Dória despreza a ciência foi a tentativa de cortes no orçamento da Fapesp. Só não saiu “vitorioso” nesse ataque à comunidade científica devido a forte mobilização dos cientistas e a necessidade do governador de São Paulo em forjar golpe de marketing que o associe a um estadista no combate à pandemia. Prova disso é que o Decreto nº 65.438 publicado no Diário Oficial que recompôs integralmente o orçamento da fundação e das três universidades públicas paulistas só foi validado aos 44 do segundo tempo, no dia 31 de dezembro de 2020.
Pesa contra Dória o programa “Alimento para Todos”, batizado popularmente como ração para ser humano. Sem contar a tentativa de varrer desabrigados de ruas, pontes e viadutos na base de jatos d’água na terra da garoa. As semelhanças entre Dória e Bolsonaro são tantas, vide a defesa da mesma agenda econômica neoliberal, que podemos afirmar: João Dória é o Bolsonaro de calça apertada e sapatênis. Ainda em tempo, os responsáveis pela vacina no Brasil são os cientistas, a educação pública de qualidade, o SUS e os governos Lula/Dilma que realmente investiram nesse patrimônio nacional que o BolsoDória e seus governos insistem em destruir.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário