Jonas Paulo, Cabra Bom que Nasceu pra Brilhar!
Às margens do Velho Chico em sua querida Ibotirama, Jonas Paulo celebrou mais um aniversário como se deve comemorar a vida: cercado de amigos, amigas, companheiros e companheiras de caminhada. Gente de luta, de afeto, de história compartilhada — dessas que a política verdadeira constrói, não nos gabinetes frios, mas nos encontros calorosos da amizade.

Jonas sempre foi um construtor de pontes. Dentro e fora do PT, soube dialogar, unir, aproximar diferenças e fazer da política um instrumento de soma, nunca de divisão. Sua militância teve papel decisivo no avanço do partido na Bahia, especialmente nos tempos difíceis, quando cada passo era uma conquista e cada vitória parecia improvável.
E Jonas, como todo bom nordestino de alma leve, também foi um cachaceiro dos bons. Teve que parar, é verdade, para desgosto dos fabricantes desse precioso líquido, que certamente amargaram um prejuízo danado com essa aposentadoria precoce. Porque, como se diz lá em Pernambuco, se não parasse, ia se acabar na cana igual caminhão de usina.
Mas como eu ia falando — porque em boa conversa nordestina sempre tem um desvio gostoso no meio do caminho — Jonas Paulo sempre foi um militante inteligente, perspicaz, com uma bagagem política que fez toda a diferença na construção do PT. Enfrentou tempos duros, com leveza, sagacidade e coragem. Tirou de letra aquilo que para muitos parecia impossível.
Lembro bem de 1992, quando vencemos as eleições em Itabuna com Geraldo Simões prefeito. Foi Jonas quem nos estendeu a mão nos detalhes que fazem um governo nascer: decretos de nomeação, atas de posse, questões legais que nós desconhecíamos completamente. Depois ficou no governo, dando uma contribuição enorme naquele período de isolamento total — sem relação com governo federal, nem estadual. A vida foi dura, mas vencemos. E vencemos muito por causa dele.
Nesse domingo especial, Jonas esteve cercado de companheiros que representaram todos nós que o admiramos: Laércio, prefeito de Ibotirama; Dé Santana, quadro político de grande valor; Lucas Reis, chefe de gabinete do companheiro Jaques Wagner e esse casal maravilhoso, seu compadre e comadre — e meus também — Eduardo e Ana Barcellos. Um dia bonito, de riso solto, memória viva e afeto verdadeiro.
Companheiro Jonas Paulo, parabéns, cabra bom.
Você nasceu para brilhar.
Josias Gomes, seu criado.