Jornalista denuncia censura da Globo às lideranças da oposição!
O jornalista Mauricio Stycer, colunista do UOL, escreveu um texto onde denuncia a censura da TV Globo às principais lideranças de oposição durante as inúmeras crises do governo Bolsonaro. Segundo análise de Stycer, o JN/Fantástico negaram qualquer fala dos ex-presidentes Lula, Dilma e (Temer) e dos ex-candidatos presidenciáveis Haddad e Ciro Gomes, além da censura aos parlamentares petistas, maior bancada de oposição do país.
A censura imposta pela Globo aos líderes de oposição não é exceção da emissora, mas sim uma prática corriqueira e danosa à democracia. O Grupo Globo é um projeto de poder da burguesia brasileira implantado desde a Ditadura Militar. Ou seja, a Globo nasceu do bojo antidemocrático, age de acordo com os interesses da direita brasileira.
O totalitarismo do Grupo Globo interfere diretamente nos interesses do país. Apoiadora confessa do regime civil-militar, pediu desculpas a sociedade brasileira somente 4 décadas depois do estrago. Desculpas sem nenhuma ação prática para se redimir dos seus pecados. Nenhum programa dedicado à democracia foi oferecido pela poderosa à sociedade. O que se viu foram mais golpes contra o Brasil e povo.
Já no primeiro suspiro de redemocratização em 1989, a Globo editou e manipulou o debate dos presidenciáveis Lula x Collor de Melo, prejudicou o nosso companheiro e levou o país à desgraça nas mãos de mais um falso herói. Lula e o PT sempre foram tratados como inimigos da emissora. Quem sabe porque representamos tudo aquilo que a Globo jamais será.
Em seu histórico golpista, a emissora do PLIM PLIM incendiou o país nas passeatas contra a democracia e o governo Dilma. Fez do seu monopólio de comunicação, um arsenal de guerra contra o PT. Vendeu a mentira da Lava Jato e encheu o país de ódio.
Finalmente, foi a principal responsável pelo Golpe de 2016, onde fazia coberturas ao vivo dos golpistas, enviando muitos dos seus fantoches disfarçados de artistas para convencer o povo a golpear a democracia.
A Globo é responsável direta pela chegada do genocida Bolsonaro ao centro do poder. Mesmo diante do caos, insiste em fazer jornalismo antidemocrático, parcial e manipulador. Sabemos que antipetismo do Grupo Globo não irá mudar, mas pelo menos tenham a decência de ouvir todas as vozes. Honrem a concessão pública. Vocês acham pouco uma TV que tem 90% da programação comercial e ainda se presta ao papel de censurar a voz da oposição na política nacional?!
O Brasil precisa debater seriamente o papel da comunicação do país. Enquanto a informação não for democratizada, seremos um país avesso à democracia e constantemente golpeados ao bel prazer dos poderosos. Países com democracias consolidadas tem TV Pública forte e a serviço da sociedade: Reino Unido tem a BBC, France Télévision (França), a TVE (Espanha), a RAI (Itália) a RTP (Portugal) dentre outras.
A Globo é uma parte do problema, em constante estágio de regressão, temos os grupos Record, Band e SBT. Record e SBT viraram canais oficiais do fascista Bolsonaro. Não é por acaso que a comunicação é considerada o 4º poder.
No Brasil refém dos oligopólios, podemos dizer que os 3 poderes estão a reboque da comunicação burguesa e antidemocrática. Precisamos desligar este sistema viciado! O Plim Plim da censura e manipulação nos impede de seremos o país que podemos e merecemos ser!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário