Josias Gomes debate com prefeito de Ibicoara ações em prol dos agricultores familiares
Haroldo Aguiar esteve acompanhado do deputado estadual Marquinho Viana na audiência da SDR, que contou com a presença do assessor Luiz Anselmo
Ações para o desenvolvimento rural e a geração de renda para agricultores familiares do município de Ibicoara, no Território Chapada Diamantina, foram debatidas na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O titular da pasta, Josias Gomes, destacou que o município possui agricultura empresarial consolidada e que é preciso buscar um caminho para integrar os agricultores familiares nesse processo.
“O distrito de Cascavel, com a agricultura irrigada, é um caso de sucesso que serve de exemplo. O Governo do Estado está aqui para apoiar os agricultores familiares do município para que todos também tenham êxito”, analisa Josias Gomes.
Segundo o prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar, a SDR é uma grande parceira da agricultura familiar local . “Viemos discutir com o secretário ações que possam melhorar a vida das comunidades rurais, que compõem a maior parte do nosso município”, diz Aguiar.
Em audiência com o secretário de Desenvolvimento Rural-SDR (hoje pela manhã, 10/07), Josias Gomes e na companhia do prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar,
Também presente na reunião, o deputado estadual Marquinho Viana complementa. “Solicitamos investimentos para a agricultura familiar e a liberação de títulos de terra para os produtores do município”, diz o parlamentar.
Ações da SDR em Ibicoara – A SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), já entregou 70 títulos de terra em Ibicoara. Os títulos emitidos são fruto do Projeto Bahia mais Forte Terra Legal, criado pela SDR, por meio da CDA. O projeto prevê ações integradas e descentralizadas para a regularização fundiária de terras públicas, rurais e devolutas ocupadas e beneficiadas por agricultores e agricultoras familiares em todo o Estado da Bahia.
Com o documento em mãos, os agricultores podem ainda acessar financiamento junto a instituições financeiras e ter acesso a outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos e demais investimentos, além de aquisição de bens duráveis.
O município também foi contemplado no edital de fruticultura, do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Serão investidos R$270 mil para a construção de uma unidade simplificada de classificação de grãos de café, beneficiando 67 famílias.
Deixe um comentário