Josias Gomes participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar
Audiência pública proposta pelo deputado estadual Jacó foi realizada na manhã desta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou nesta quarta-feira (11) – no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) – do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar. A iniciativa é uma proposta do deputado estadual Mário Augusto Neto, conhecido popularmente como Jacó (PT).
A Frente se constitui em um espaço para a elaboração de políticas públicas estratégicas e prioritárias para o setor, nas áreas de infraestrutura, inovação tecnológica, regularização fundiária, incentivo e apoio ao comércio, além do fomento à economia solidária, estímulo ao cultivo e consumo de produtos orgânicos.
“A criação da Frente Parlamentar me traz a certeza de que a Alba está sintonizada com um setor que, na Bahia, conta com mais de 600 mil trabalhadores, espalhados em cerca de 600 mil estabelecimentos rurais, nos 27 territórios de identidade. Com o apoio da Assembleia e do Governo do Estado, nós temos a clareza de que cada vez mais a agricultura familiar será importante na divisão de renda e riqueza, no desenvolvimento geral da Bahia”, destaca o secretário Josias Gomes.
A Frente é composta por deputados, mas tem também representantes da sociedade civil no seu Conselho Consultivo. “A Bahia é rural e por isso precisa construir um grande pacto entre o executivo e o legislativo para consolidar os avanços alcançados e superar os grandes desafios que ainda temos pela frente, nas áreas de regularização fundiária, assistência técnica, tecnologias sociais de convivência com o semiárido, a lei estadual de agroecologia e outros”, explica o deputado Jacó.
Lucidalva dos Santos, representante dos trabalhadores da agricultura familiar na Ilha de Vera Cruz, diz que a instalação da Frente Parlamentar ajuda no processo de consolidação das políticas públicas voltadas à produção rural, principalmente no que se refere a segurança alimentar e nutricional. “Acredito que essa Frente dará certo. Precisamos reforçar a questão do consumo de produtos orgânicos”, pondera a agricultora familiar.
Deixe um comentário