Juntos vamos alimentar a Bahia!
O Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia é mais uma iniciativa do governo do Estado que une secretarias estaduais e órgãos do governo do Estado, prefeituras municipais, consórcios públicos, agentes financeiros, instituições de ensino e pesquisa, entidades sem fins lucrativos e iniciativa privada.
O nosso objetivo é garantir e ampliar a produção de alimentos na Bahia, a partir da articulação entre os mais diversos sujeitos sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. Entendemos que as políticas públicas para o rural são importantes e devem estar entre as prioridades da gestão municipal. Estamos em um diálogo permanente com as prefeituras, no sentido de estabelecer parcerias que potencializem e consolidem, ainda mais, a agricultura familiar como vetor de desenvolvimento social e econômico.
Por isso, o Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia está promovendo ações no sentido de planejar a produção e organizar a comercialização, com rastreabilidade; prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) qualificada e continuada; regularizar as propriedades rurais (fundiária e ambientalmente); implantar e/ou requalificar agroindústrias de beneficiamento e agregação de valor; disponibilizar crédito rural para o incremento das atividades; distribuir insumos agropecuários de fomento à produção e desenvolvimento de tecnologias que aumentem a produtividade e a sustentabilidade; e promover a comercialização coletiva da produção, com garantia de compra e alianças com o setor privado.
Eu agradeço aos prefeitos e prefeitas que estão empenhados nesse projeto, afinal, os maiores beneficiados são os próprios municípios que garantem soberania alimentar, geram emprego e renda para os agricultores familiares.
Na Bahia, a parceria é o nosso forte. E a prioridade é a nossa gente!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário