Lançamento de edital marca início do Seminário Virtual “Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia”
Nesta segunda-feira (25), Dia do Produtor Rural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reafirmou o apoio ao fortalecimento da agricultura familiar baiana e deu início ao Seminário Virtual “Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia”, quando foram anunciadas ações para garantir a produção de alimentos por agricultores familiares.
Durante a abertura do seminário, que segue até esta sexta-feira (29), com transmissão ao vivo pelo canal SDRBahia no Youtube, foi lançado o Edital 15 – Segurança Alimentar e Nutricional, do projeto Bahia Produtiva. Um investimento de R$ 15 milhões para apoiar 10 mil famílias de agricultores familiares em todos os 27 Territórios de Identidade. O edital já está disponível nos sites www.sdr.ba.gov.br e www.car.ba.gov.br. A operacionalização do edital será apresentada, nesta terça-feira (26), às 14h, também no canal da SDR no Youtube.
O Governador do Estado, Rui Costa, destacou que mesmo em uma época de crise, o Governo do Estado lança mais um edital para fortalecer os agricultores familiares: “Com o produtor mais forte, produzindo mais, uma renda maior significa ter um comércio e uma economia local mais fortes e a geração de emprego na ponta, em cada município. É nisso que apostamos quando estamos investindo esse recurso”.
O titular da SDR, Josias Gomes, reafirmou o trabalho da secretaria em promover condições para que a agricultura familiar continue sendo o polo do desenvolvimento do estado: “O seminário busca o aprimoramento do desenvolvimento rural da Bahia. O programa Parceria Mais Forte reúne as ações integradas de todas as unidades da SDR e busca a união aos consórcios territoriais e às prefeituras municipais, para melhorar a atenção aos agricultores familiares baianos”.
A diretora-presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), Regina Dantas, lembrou que o governo tem investimentos em diversas cadeias produtivas, em todos os territórios da Bahia, por intermédio de editais: “Por meio da SDR chegam investimentos em todo o estado, com ações de geração de renda e de trabalho. Neste momento em que todo o mundo sofre com essa pandemia, a SDR não tem medido esforços para que o trabalho continue. Se juntos somos fortes, unidos somos muito mais”.
Participaram do seminário o vice-governador João Leão, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, os secretários do Planejamento, Walter Pinheiro, da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, o chefe de gabinete da Educação, Cézar Lisboa, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, e o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro.
Prefeitura parceria – No seminário virtual ainda foi divulgado oficialmente o vencedor da primeira edição do Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar, promovido pela SDR. O município de Santana, no Oeste baiano, ficou em primeiro lugar dentre os dez que mais se destacaram na execução de ações locais voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar nos últimos 3 anos.
O prefeito Marco Aurélio Cardoso comemorou o prêmio, que afirmou ser resultado do empenho nas ações: “Feiras que acontecem semanalmente na sede do município, o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que já credenciou nove estabelecimentos da agricultura familiar, ampliando a possibilidade de comercialização dos produtos, além da distribuição de mudas frutíferas e palma forrageira. São essas experiências que têm garantido ao nosso agricultor não só se manter no campo, mas ampliar a renda de toda a família e otimizar a produção”.
O Seminário Virtual “Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia” segue com programação até a próxima sexta-feira (29), que inclui um ciclo de debates com painéis sobre a operacionalização do Pareceria Mais Forte, assistência técnica por consórcios e prefeitura (Mais Ater), Programa de Aquisição de Alimento (PAA), crédito rural e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Link da Live que aconteceu na manhã desta segunda-feira 25/05: https://bit.ly/3gfvQ8p
Deixe um comentário