Lavagem do Bonfim: “segredos da poesia”
Jorge Amado definiu a Lavagem do Bonfim da seguinte maneira: “quem nunca viu esta procissão da Lavagem do Bonfim, não sabe os segredos da poesia”. Se este cortejo revela os segredos da poesia, também apresenta o que a Bahia tem de melhor: a nossa diversidade, o sincretismo religioso, a fé no trabalho, na defesa da democracia, no companheirismo irmanado a cada passo da caminhada.
Durante o cortejo renovamos a alma e temos um banho de cultura e tradição; o sagrado e o profano andam de mãos dadas, dois amigos que o tempo não afasta e faz esta festa ser tão amada e respeitada por todos nós. Em 2025, comemoramos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim, uma data marcante que tornou este momento especial para os baianos e gente do mundo inteiro. O lema não poderia ser mais apropriado: “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo, Senhor”.
Junto com os meus assessores Ariana, Vanessa, Dauro, Samuel, os companheiros Fred, Cleriston, e o prefeito de Itapebi, Isan Botelho, iniciamos a nossa tradicional caminhada e fomos reencontrando uma turma grande de amigos e amigas, secretários (as) de estado, prefeitos, lideranças, até encontramos o nosso governador Jerônimo Rodrigues e o Vice-governador, Geraldo Jr. Na Bahia, não é exagero dizer: o ano começa de verdade depois da Lavagem do Bonfim e a sua experiência inenarrável.
Renovamos a energia ao lado de tanta gente querida e estamos prontos para trabalhar pelos baianos e brasileiros ao lado de Lula, Jerônimo e todo o time do Trabalho. Viva o Senhor do Bonfim: Quem tem fé na democracia e no trabalho vai a pé!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/BA
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário