Lula inaugura mais uma etapa da Transposição do São Francisco e mata a sede de 615 mil pernambucanos
Água muda vidas! A Transposição do São Francisco foi idealizada desde o Brasil Império, sob o reinado de Dom Pedro II, mas só saiu do papel e virou realidade pelas mãos de um nordestino, e ele se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quinta-feira (04), o presidente voltou à sua terra natal, Pernambuco, para dar continuidade a mais uma etapa da Obra do Século no Nordeste e beneficiar municípios e famílias pernambucanas.
A Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca, inaugurada por Lula, vai abastecer os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo no semiárido de Pernambuco, e matar a sede e ajudar na lida do campo de 615 mil pessoas.
Para se ter ideia deste feito, a obra é o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil e um dos mais extensos do mundo. Quem é de outras regiões e tem água com fartura é até difícil dimensionar o quanto vamos beneficiar mais de meio milhão de pessoas. Não é por acaso que Lula é amado no Nordeste; ele sabe o quanto a falta de água impacta na rotina das pessoas e tomou a decisão histórica de fazer o “Sertão virar mar”.
Em discurso emocionado, Lula rememorou o início do sonho da Transposição do Rio São Francisco e a participação do então governador da Bahia Jaques Wagner para realizarmos esta ação histórica: “Havia uma bobagem de que tinha algum estado que se achava dono do rio. Graças a Deus, a gente elegeu o companheiro Jacques Wagner, governador do PT, que falou: a água não é da Bahia, a água passa pela Bahia, ela é do povo brasileiro. E, portanto, o Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água para 12 milhões de brasileiros e brasileiras que moram no semiárido”, lembrou Lula.
Em homenagem a este dia histórico no semiárido pernambucano, trago os versos da banda Cordel do Fogo Encantado de Arcoverde, local que recebeu tão bem o nosso presidente, onde fala do êxodo dos nordestinos pela falta de chuva (água); este tempo ruim acabou! Fazemos justiça histórica com a Transposição do Velho Chico:
“Meu povo não vá simbora Pela Itapemirim
Pois mesmo perto do fim Nosso sertão tem melhora
O céu tá calado agora
Mais vai dar cada trovão
De escapulir torrão
De paredão de tapera”.
É água, meu povo! As obras do São Francisco beneficiam 12 milhões de nordestinos. É a revolução hídrica realizando o sonho dos nordestinos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga: Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário