Lula retoma protagonismo internacional do Brasil
Chega a ser inacreditável, mas em 2020 Bolsonaro abandonou o fórum de cooperação regional composto por 33 países latino-americanos e caribenhos. Mais uma prova de como o genocida isolou o país. Lula não só retomou a integração do Brasil, como ao lado dos demais líderes se comprometeu com o fortalecimento da democracia, o combate à fome e a recuperação econômica dos países-membros.
Durante a VII cúpula da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), os chefes de Estado assinaram documento denominado “Declaração de Buenos Aires”. O tratado visa a cooperação entre os 33 países-membros da CELAC, com objetivo de trabalhar unidos em temas como recuperação econômica no pós-pandemia, segurança alimentar e energética, estratégias de saúde, cooperação em meio ambiente, ciência e tecnologia, transformação digital e infraestrutura, entre outros.
Habilidoso negociador, Lula ainda conquistou o apoio da CELAC para a candidatura do Brasil como sede da COP-30 em 2025. O Brasil retoma o seu protagonismo na América Latina e Caribe e os demais países parceiros tem de volta o grande peso pesado do continente. Tenho convicção de que os objetivos traçados na “Declaração de Buenos Aires” vão beneficiar todos os membros da CELAC, sobretudo o Brasil por sua importância política, econômica e geográfica.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário