Lula vai retomar o Plano Nacional de Gestão de Crises e Resposta a Desastres Naturais, criado pela presidenta Dilma Rousseff em 2011
A presidenta do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, destaca em artigo o Plano Nacional de Gestão de Crises e Resposta a Desastres Naturais, criado pela ex-presidenta Dilma Rousseff e que será retomado pelo presidente Lula. O Plano gira em torno de quatro eixos: monitoramento e alerta, mapeamento, respostas e prevenção. A ação visa prevenir desastres e, em casos como o do Rio Grande do Sul, ter medidas responsivas e eficientes.
Não é de hoje que os nossos governos estão atentos às mudanças climáticas e seus impactos. Em seu artigo, a companheira Gleisi relembra que o Plano Nacional de Gestão de Crises e Resposta a Desastres Naturais surgiu no início do governo Dilma, em 2011, diante do maior desastre ocorrido até então no Brasil, que atingiu a região serrana do Rio, com deslizamentos que deixaram mais de 900 mortos e desalojaram 300 mil pessoas. Infelizmente, depois do golpe, as diversas políticas públicas foram descontinuadas, sobretudo na questão ambiental e de prevenção de desastres climáticos.
Lula acerta em retomar o Plano Nacional de Gestão de Crises e Resposta a Desastres Naturais, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. Se em 2011, quando o Brasil vinha de três governos consecutivos (Lula/Dilma) comprometidos com as questões ambientais e climáticas, esta ação era imprescindível, depois dos desgovernos que “passaram a boiada” na legislação ambiental e não investiram na contenção de desastres naturais, a retomada do plano é questão de vida ou morte.
Gleisi disserta sobre o corpo técnico e a estrutura que dispõe o Plano: “Com mais de 200 servidores e especialistas, o Cemaden dotou o país da maior rede de monitoramento de riscos hídricos, geológicos e climáticos do hemisfério sul. Foram instalados 9 radares novos, inclusive da Aeronáutica, adquiridos e instalados 2.688 pluviômetros automáticos e 135 sensores de umidade do solo, além de 105 estações hidrológicas e estações robotizadas. O mapeamento de setores de risco foi concluído em áreas urbanizadas de 1.123 municípios, incluindo os 821 considerados prioritários pelo histórico de eventos e desastres, além do mapeamento de áreas de deslizamentos e enxurradas em parceria com a CPRM”.
Com muito trabalho e amor ao povo brasileiro, estamos recolocando o país no rumo certo. Fé no Brasil! Leia o artigo completo da companheira Gleisi Hoffmann: https://ptnacamara.org.br/dilma-criou-um-sistema-de-prevencao-e-respostas-aos-desastres-naturais-que-lula-esta-retomando/
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário