Mãe: Casa da Solidariedade
A minha história de luta vem desde o ventre materno. Tive a felicidade de ser filho de Dona Maria José Alves da Silva, uma mãe amorosa e com coração solidário, que me ensinou valores e amor pelo povo que carrego comigo desde criança. A sua determinação, força e coragem de mulher nordestina iluminam o meu caminho até hoje.
Cresci ouvindo a minha mãe contar capítulos das lutas de meu avô, um líder determinado que ousou ser sindicalista na década de 40. Tão impressionante quanto um operário enfrentar por meio da luta organizada o poder reacionário vigente nos anos quarenta, era ver minha mãe, mesmo com poucos recursos, fazer do seu lar a casa da solidariedade.
Sendo filho e neto de quem sou, eu não poderia fugir da luta e desde cedo iniciei a militância política. Nunca esqueço quando a minha mãe morreu: eu estudava em Areia, cidade situada na Paraíba e no fatídico dia, estava em João Pessoa numa atividade política da organização clandestina da qual eu fazia parte, na resistência contra a ditadura. Era um domingo e só vi saber da morte dela na segunda-feira ao chegar na escola. Quanta dor, quanta tristeza, a vida de maneira tão precoce tirou de mim a minha amada mãe.
Daquele dia em diante eu decidi carregar a luta dela comigo, o seu amor e generosidade ajudou-me a não me tornar amargurado e também a cicatrizar a dor que carregava comigo. Durante a minha trajetória, cada conquista que realizo, cada sorriso que coloco no rosto da nossa gente lembro dela e imagino o quanto ela ficaria feliz de ver que a luta iniciada por meu avô, continuada por ela, está viva! Te amo, mãe.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário