Mais de 3 milhões de pais, mães, e jovens estão desempregados há mais de dois anos!
Não bastasse o drama dos 14,4 milhões de brasileiros desempregados, o desespero é ainda maior para 3, 487 milhões de pais, mães e jovens que estão desempregados há mais de dois anos, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A estatística fica ainda mais dolorosa quando somamos mais de 38 milhões de pessoas jogadas na informalidade sem qualquer direito trabalhista.
As falácias golpistas defenderam com unhas e dentes a necessidade das “reformas” previdenciárias e trabalhistas; além do danoso “teto dos gastos” que retira investimentos do Estado em setores essenciais. Pois bem, os índices de desemprego crescem a cada trimestre, quem ainda tem trabalhado, ver seu salário corroído pela inflação. As famílias estão endividadas e passam inúmeras necessidades! O governo da morte não toma qualquer medida para socorrer as micro e pequenas empresas, grandes responsáveis pelos empregos formais no Brasil.
O neoliberalismo vem sofrendo uma série de derrotas na América Latina! O discurso não condiz com a prática. Falam de Estado inchado, “reformas”, privatizações, enquanto drenam a riqueza nacional num ínfimo grupo que assalta o orçamento público, sem qualquer ganho para os trabalhadores. Argentina, Chile, Peru e Bolívia disseram não a este tipo de política propagadora da miséria. Mas nenhum destes países ficou de braços cruzados à espera da eleição. O povo foi às ruas e estirparam o câncer direitista com grandes manifestações populares até a vitória eleitoral.
Se o trabalho dignifica o homem, apenas a luta organizada é capaz de criar condições para o pleno emprego no país e sabemos que isto só será possível com a derrubada do governo da morte. Outro tema que precisa ser debatido na sociedade é a escolha de parlamentares que defendam os interesses da maioria dos brasileiros.
De nada adianta elegermos um novo governo sem termos um Congresso aliado às grandes pautas nacionais, que em caráter de urgência, precisam ao mesmo tempo reconstruir o país e refundar a Nação que está com instituições adoecidas desde o golpe e o governo neofascista de Bolsonaro.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário