Mais Saúde: Lula cria a Política Nacional de Cuidados Paliativos. A Bahia receberá anualmente R$887 milhões
O Governo Lula lança mais uma ação para cuidar dos brasileiros. Por meio do Ministério da Saúde, agora temos a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia é composta por 485 equipes matriciais (fazendo a gestão dos casos) e 836 equipes assistenciais (prestando a assistência propriamente dita), ambas formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.
Lula aposta em saúde integral para atender os brasileiros. A Bahia será contemplada com 34 equipes matriciais e 47 assistenciais. Também serão criadas equipes com pediatria. O investimento anual é de R$ 887 milhões. Os gestores locais terão autonomia para incorporar outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas.
A Política Nacional de Cuidados Paliativos visa melhorar a qualidade de vida daqueles que enfrentam doenças graves, crônicas ou em finitude, tudo com acompanhamento humanizado e equipe multidisciplinar. É o SUS cada vez mais completo e forte para atender as famílias brasileiras desde a infância até a terceira idade.
Agora, três eixos vão guiar os cuidados paliativos no serviço público de saúde:
■ Criação de equipes multiprofissionais para disseminar práticas às demais equipes da rede;
■ Promoção de informação qualificada e educação em cuidados paliativos;
■ Garantia do acesso aos medicamentos e insumos necessários a quem está em cuidados paliativos.
É o governo Lula no rumo certo para cuidar dos baianos e baianas.
FAZ O L, Bahia!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário