Maracás recebe curso de preparação de silagem de grão úmido!
A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) pensa em cada atividade que possa contribuir com a otimização de recurso dos agricultores familiares e produtores de leite. No final de julho e início de agosto, criamos a ação Dias de Campo. O município que recebeu a visita técnica foi Maracás.
O curso oferecido é o de preparação de silagem de grão úmido. Com essa técnica de armazenamento, cumprimos três etapas importantíssimas: conseguimos armazenar a ração por até quatro anos, o que permite planejar a compra dos insumos no período que o milho e os grãos estão mais baratos e ainda, com esse processo de fermentação, o produtor consegue diminuir em até 30% a quantidade de ração usada na alimentação do rebanho.
Os técnicos da Bahiater nos passaram essa técnica que traz tantos benefícios: “O processo de silagem inicia com o grão de milho seco moído, que é passado em uma peneira fina e em seguida é hidratado para alcançar cerca de 35% a 40% de umidade. Depois, o milho é colocado em um recipiente limpo, compactado, coberto com uma lona, e por cima dela areia, para que não entre ar entre o milho e ocorra a fermentação anaeróbica. Por último, a lona é presa com um elástico em volta de todo o recipiente onde está armazenada a silagem, também para não haver entrada de ar”.
Com essa economia de até 30%, conseguimos reduzir o valor final do leite que chega à mesa dos consumidores. Vejam a importância do trabalho realizado por nossos técnicos, uma ação que parece simples, mas que impacta em toda cadeia produtiva. #AquiéTrabalho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário