Mel, eu quero mel!
Entre as centenas de produtos que a agricultura familiar produz, temos o mel, este alimento saboroso e saudável que tão bem faz a nossa saúde e é bastante utilizado contra a gripe.
Neste tempo de pandemia, a procura por mel chegou a subir 50% e as cooperativas juntas com o governo do Estado tem estruturado a produção e logística que permite abastecer o mercado baiano.
Por meio da SDR criamos o Centro de Distribuição dos produtos da agricultura familiar que fica em Itapuã.
Os apicultores da Bahia geralmente são organizados em cooperativas que trazem inúmeros benefícios em toda cadeia produtiva. A SDR/CAR enxerga o setor como estratégico e faz investimento maciço.
Estamos investindo um total R$ 26,8 milhões na Apicultura e na Meliponicultura, somente pelo projeto Bahia Produtiva. Vamos aprimorar a produção, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), além do acesso ao crédito e às políticas de comercialização e implantação de agroindústrias.
Veja o depoimento do companheiro Pedro Constam, representante da Associação de Apicultura do Vale do Capão (Flor Nativa), localizada na Chapada Diamantina: “Observo que está havendo uma valorização da agricultura familiar neste período. As pessoas se dão conta que podem viver sem várias coisas, mas sem comida não podem ficar”.
A Flor Nativa mantém as entregas na capital e o mel orgânico pode ser encontrado em lojas como Perini, Almacen Pepe, Mundo Verde, Grão de Arroz, e Ceasinha do Rio Vermelho.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário