Mês da Comunicação Popular!
Democratizar a Comunicação Popular e educomunicação nas plataformas digitais são ações estratégicas para o empoderamento das comunidades. Sobretudo em tempos de fake news. Pensando nisso, a SDR/CAR por meio do Projeto Pró-Semiárido deu visibilidade ao mês da Comunicação Popular.
No início de agosto foi realizado um seminário virtual com foco no combate à desinformação ou “fake news” e o interesse por trás da “estratégia” da desinformação, pontos debatidos no seminário de abertura do Mês da Comunicação Popular. O objetivo é instrumentalizar jovens, mulheres e técnicos e técnicas em ferramentas de comunicação, promover debates e reflexões sobre comunicação popular e comunitária, democratização da comunicação; o papel da educomunicação e dos desafios de fazer comunicação na pandemia.
Manuela trouxe a experiência do Carrapicho Virtual, coletivo de educomunicação do Vale do Salitre e tocou em pontos fundamentais que reafirmam a necessidade de investirmos neste tipo de iniciativa: “A gente tem pessoas ocupando as mídias sociais, rostos diferentes, cabelos diferentes, sotaques do Nordeste pautando coisas que precisam ser ditas. Da minha comunidade posso pautar algo que é importante, mas que não vai sair no jornal”.
Manuela acertou em cheio nas suas colocações. Na maioria das vezes, a grande mídia não pauta temas que são prioritários para as comunidades. E cabe o poder público, entidades, voluntários e sociedade civil organizada jogar luz nestes temas através de uma comunicação acessível, com fontes fidedignas e de cunho participativo, onde todos (as) possam produzir e consumir conteúdos de qualidade.
O Mês da Comunicação Popular continuará com a realização de seminários e oficinas até o final do mês de agosto. Sem dúvida, esta pauta merece um mês inteiro de visibilidade, troca de experiências e aprendizados para que possamos evoluir cada vez mais a Comunicação Popular e a educomunicação na Bahia! #Participe
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário