“Meu Trabalho é Político”. Luiz Gonzaga
Belíssima e necessária postagem repercutida pelo perfil Rondó da Liberdade. Segundo os nossos companheiros, este posicionamento de Luiz Gonzaga foi feito numa entrevista em 1985.
Luiz Gonzaga é um dos maiores embaixadores da Cultura Nordestina de todos os tempos. Com uma obra colossal, Gonzagão refletiu o Nordeste do seu tempo com belezas e dores, sem dúvidas, as suas canções ajudaram a denunciar os séculos de exploração e abandono do Nordeste comandados pela elite de mentalidade escravocrata!
Podemos ver a denúncia de Luiz Gonzaga através de músicas da grandeza de Triste Partida, letrada pelo poeta Patativa do Assaré:
“Setembro passou
Outubro e novembro
Já tamo em dezembro
Meu Deus, que é de nós
(Meu Deus, meu Deus)
Assim fala o pobre
Do seco nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz
(Ai, ai, ai, ai)”
A provocação de Luiz Gonzaga também nos traz um outra tema relevante: a necessidade de mantermos viva a memória e tradições nordestinas em nossas festas juninas. Isto é parte indissociável de quem somos. O poder público e a sociedade civil devem estar vigilantes e atuarem para garantir que o nosso período junino e durante o ano inteiro possamos fomentar a nossa Cultura tipicamente nordestina.
Viva o Rei do Baião, mestre maior Luiz Gonzaga!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário