Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, apresenta o plano “prateleira de terras” que visa acelerar a reforma agrária no Brasil
O Núcleo Agrário da Câmara dos Deputados reuniu-se com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para ouvir e debater ações do ministério a respeito da reforma e aquisição de alimentos. Dois temas de suma importância para o desenvolvimento do campo e garantia da soberania alimentar.
Vale lembrar que abril é o mês de luta dos assentados da reforma agrária, movimento que sempre apoiou o presidente Lula e que também conta com ações estratégicas dos nossos governos nesta área. Na oportunidade, o ministro Paulo Teixeira apresentou aos parlamentares a estruturação do Plano “prateleira de terras”, que visa à destinação de terras para os assentados da reforma agrária, bem como a demarcação para quilombolas.
De acordo com o ministro, o presidente Lula determinou que a ação “prateleira de terras” priorize a destinação de terras aos companheiros e companheiras que estão acampados à beira de estrada, debaixo de lona: “Passamos por todo o levantamento de terras improdutivas no Brasil, formas de obtenção de terras, de solução de conflitos agrários, seguindo o foco de fazermos avançar a reforma agrária e assentar as famílias acampadas”, disse Paulo Teixeira.
Também foi debatido com o Núcleo Agrário da Câmara dos Deputados ações do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para aquisição de alimentos. Temos o exemplo do PAA que cria múltiplas engrenagens de cidadania. Permite que, por meio de chamada pública, órgãos públicos comprem produtos de agricultores familiares oficialmente cadastrados. As compras são feitas a preços compatíveis com os praticados no mercado, o que garante retorno justo aos participantes.
Temos fé na agricultura familiar, fé na reforma agrária e fé no governo Lula. O Núcleo Agrário dos deputados, sobretudo da bancada petista, está comprometido em fazer estes dois eixos do campo avançar para frear o êxodo rural, garantir que as pessoas vivam e tirem os seus sustentos da terra, desconcentrar a riqueza que venha do campo e garantir soberania alimentar no Brasil. A gente tá no rumo certo!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário