Monte Santo: secretário Josias Gomes participa da formatura de 72 jovens técnicos em agropecuária
Juntamente com a deputada Fátima Nunes, o titular da SDR prestigiou os jovens formandos da Escola Família Agrícola do Sertão
Ao lado da deputada estadual Fátima Nunes, o secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou nesta quinta-feira (12), no município de Monte Santo, da formatura de 72 novos técnicos em agropecuária, alunos da Escola Família Agrícola do Sertão.
Em seu pronunciamento a deputada destacou a importância da data na vida dos novos formandos. “É a realização de um grande sonho, de adquirir o conhecimento, que é a marca principal de qualquer desenvolvimento. Isso é muito mais importante, ainda, para aqueles que vivem no sertão, que precisam ter todas as qualidades para a resistência em transformar esse semiárido num lugar melhor de viver, aproveitando os recursos naturais com as tecnologias sociais, visando o aumento da produção e da comercialização para também aumentar sua participação na economia local e estadual”, argumenta a deputada Fátima Nunes.
Ela prossegue dizendo: “Mas sem perder o foco da solidariedade, da convivência com o amor ao próximo, sempre lutando para que nosso País seja mais justo, mais igual na oferta das oportunidades de trabalho. Nesses tempos difíceis a resistência se faz maior ainda. A alegria de quem se formou hoje só sabe quem sente o momento, porque acreditou, resistiu, lutou e conquistou. Agora eles seguirão novos desafios em suas vidas profissionais”, complementa a parlamentar.
A deputada diz, ainda, que a unidade de Monte Santo faz parte de uma rede de 34 escolas que contam com o apoio do governo do Estado – através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Rural. “Significa que esse povo que viveu tanto tempo distante, à margem do poder, hoje encontra esse suporte através das políticas públicas, de recursos e investimentos para transformar sua energia positiva em capital social, político e econômico em condições reais de poder viver uma vida digna, cheia de felicidade”, destaca Fátima Nunes.
Já o vereador Samuel de Andrade Reis, do PT de Monte Santo, relata sua emoção em participar dessa formatura. “Estou muito feliz em estar participando desse evento, porque aqui nasci e me criei. Sou fundador e participante da escola agrícola desde o início e ver essa turma de 72 formandos é motivo de muita alegria e satisfação. Eles vão dar continuidade ao que a gente plantou 21 anos atrás, indo ao campo com a responsabilidade de continuar na luta dessa grande família agrícola do sertão”, afirma o vereador Samuel.
A aluna Michele Souza formou-se, após quatro anos, como técnica em agropecuária. “Estou me sentindo realizada porque a gente participa de um processo que não é somente formação técnica, mas também formação social. Hoje consigo me reconhecer inserida na sociedade. Decidi que essa profissão era o que queria, o curso marcou minha vida e eu também quero marcar a vida de muitas outras pessoas”, argumenta a formanda Michele.
O técnico em agropecuária, Nélson Mandela é o diretor da Escola Família Agrícola do Sertão de Monte Santo e fala da sua vivência com esses jovens. “Tenho enorme satisfação em estar ajudando no processo de formação e transformação desses jovens. E o mais importante é a valorização que eles se atribuem a si mesmo e ao seu papel na sociedade. É com grande alegria que vejo o secretário Josias Gomes nos dando esse suporte importantíssimo neste momento. A gente considera que esse trabalho se alicerça em três bases: família, organização da sociedade civil, e participação do poder público”, finaliza Mandela.
Já Luís Costa, liderança política de Monte Santo, destaca esse momento de formatura do quarto ano da Escola Família Agrícola do Sertão – com a participação de Josias Gomes e Fátima Nunes – como muito importante.
“Todos os 72 formandos são filhos de agricultores familiares desta região, que vão poder desenvolver com mais eficiência a produção agrícola em suas propriedades. É com muita alegria que participo da vitória do povo sertanejo de Monte Santo”, destaca Costa.
Deixe um comentário