Monte Santo tem agricultura familiar de qualidade!
A ligação dos companheiros de Monte Santo com a agricultura familiar perpassa desde a consolidação da Escola Família Agrícola e da ARESOL que tiveram participação ativa. Adilson Mota, atual Secretário de Agricultura do município, Samuel, Coordenador da COMDEC, Evaristo Lima, Coordenador de Recursos Hídricos e Dr. Luís Costa, Procurador Geral, ambos também atuando no governo municipal, além de tantos outros e outras que foram estudantes da Escola Família Agrícola de Monte Santo.
Esta escola formou uma geração de bons técnicos que se espalham pela Bahia inteira e fazem mais que uma assistência técnica de excelência, assumem um compromisso pelo desenvolvimento rural da nossa Bahia.
Adilson Mota, antes de se tornar secretário de Agricultura de Monte Santo, estava compondo nossa equipe de extensão rural (SDR), como Assistente técnico Interterritorial, fazendo um belo trabalho, assim como fez quando assumiu o comando da antiga EBDA no município.
Desde a administração de Silvania Matos assumiu a Seagri e vejam o resultado: poucos mais de 3 meses liderando a secretaria, tem revolucionado a gestão desta pasta que é tão importante para os agricultores do município, que corresponde a quase 80% da sua população.
Nós podemos tirar duas grandes lições deste grande exemplo: Primeiro, termos cada vez mais Escolas Agrícolas de excelência que possibilitem a formação de grandes quadros humanos e técnicos comprometidos com a realidade do nosso povo. O segundo ensinamento é que quando colocamos pessoas capacitadas em locais estratégicos, o ganho pra sociedade é imenso e em diversos aspectos.
Parabenizo a todo time do governo da Aliança da Mudança, tenho certeza que nestes próximos 4 anos a agricultura de Monte Santo atingirá um patamar de desenvolvimento rural modelo no Sertão baiano.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário