Na Bahia, a agroecologia já é parte integrante da revolução verde!
Não existe outro caminho para humanidade que não seja colocar na ordem do dia as questões ambientais. Por isto que no rural é necessário traçar estratégias que estejam conectadas com a sustentabilidade. Na Bahia, a agroecologia já é parte integrante da revolução verde, que tem transformado o nosso Estado numa referência em agricultura familiar: estas mudanças vão muito além da soberania alimentar.
Não há como implantar esta nova filosofia rural sem estarmos alicerçados no conhecimento teórico/prático. Portanto a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da SDR, é a encarregada de levar o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) para 80 mil famílias. Dentre as ações desenvolvidas estão a Ater Agroecológica, com destaque para o manejo ecológico do solo; e intercâmbios técnicos.
Nós também criamos um curso de capacitação em agroecologia que é ofertado aos agricultores e agricultoras familiares, com carga horária de 24h e aulas teóricas e práticas. Durante as aulas práticas, o produtor tem a oportunidade de participar de excursão a uma propriedade e ver práticas sobre compostagem, uso da matéria orgânica, como cobertura do solo, biofertilizantes e a produção de inseticidas naturais com plantas.
Na Bahia nós unimos produtividade e qualidade. A agroecologia nos possibilita crescer respeitando as exigências ambientais, criando uma nova relação dos agricultores/as com a terra e a população ganha em oferta de produtos orgânicos. Num futuro próximo, alimentos sem o selo verde que a agricultura familiar tanto preza, dificilmente terão espaço tanto no mercado interno quanto no externo. Nós avançamos diariamente rumo a estas adequações vitais pra sobrevivência econômica, humana e ambiental.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário