Na Bahia respeitamos e apoiamos os povos indígenas!
Diferentemente do desgoverno federal, na Bahia nós respeitamos e apoiamos os povos indígenas. No município de Pau Brasil, prestamos assistência técnica e extensão rural a cerca de 80 famílias indígenas da etnia Kamakã Gerem, do povo Pataxó Hãhãhãe, da região do Salgado no Caramuru.
O nosso objetivo é ampliar as áreas de produção agrícola e resgatar a cultura de mutirões na aldeia. Desta maneira, conseguimos gerar segurança alimentar e nutricional das famílias indígenas. Os técnicos são orientados a trabalhar conceitos da produção de base agroecológica e vem promovendo o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos para estas dezenas de famílias.
O projeto é liderado pelo Instituto ECOBAHIA, no âmbito da Chamada Pública Ater Agroecologia, coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), unidade da SDR. Este trabalho também foi estendido para mais 540 famílias dos municípios de Itaju do Colônia, Camacan, Mascote e Canavieiras, com a disseminação de conhecimentos técnicos que influenciam diretamente na qualidade de vida e na atividade produtiva de quem vive no campo.
São ações desta natureza que colocam a Bahia como a terra da agricultura familiar!
Viva os povos originários, orgulho da nação e que merecem ter todos os seus direitos preservados, além de políticas públicas afirmativas que desenvolvam os seus potenciais.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário