UNIVASF: O sertão com Ensino Público de Qualidade!
Professor, permita-nos a ousadia ao meu amigo e companheiro Julianeli. Precisamos revelar parte da saga que envolve a história da UNIVASF na Bahia.
Se não bastasse a sua excelente condução administrativa e política da Universidade Federal do Vale do São Francisco no período compreendido entre 2012 a 2020, temos por você uma admiração a mais: sem a sua determinada atuação, não teria sido possível a implantação do curso de medicina na cidade de Paulo Afonso.
O governador Jaques Wagner entrou na briga com vontade, mas já havia conseguido três cursos de medicina pra Bahia. Até aquela altura em Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas. Conseguir mais um curso de medicina parecia uma tremenda impossibilidade. Os desafios foram muitos.
Para complicar ainda mais as coisas, no páreo também se colocaram os estados de Pernambuco e Piauí.
Pronto, estava formada a maior pendenga dos últimos dias. As novas escolas de medicina estavam em vias de serem anunciadas pela presidenta Dilma, quando nós – Josias e Rangel- e você, dentre outros companheiros, chegamos a Brasília determinados a levar para Paulo Afonso a quarta escola de medicina da Bahia.
Eis que você entrou em cena, e com força. Aprovou no conselho universitário, se juntou a nós e fomos ao ministro Aloísio Mercadante numa reunião lá na liderança do Governo na Câmara Federal, Depois de tanta batalha, o resultado veio e com ele a sua decisiva contribuição.
Fizemos questão de contar uma pequena parte do que foi esta campanha, mas tem muitos outros capítulos épicos inenarráveis. Um dia, baforando um puro cubano, relembraremos vários momentos dessa luta pela educação.
Fiz essa digressão no intuito de situar o quanto somos gratos a você por ter sido uma peça importante na vinda da escola de medicina a Paulo Afonso.
Diante deste momento ímpar, também devemos reconhecer que durante seu reitorado foi notável o crescimento e a inserção da UNIVASF no sertão dos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia. Tamanho crescimento foram extremamente relevantes pra juventude pobre e desassistida das universidades públicas.
Saiba que a sua dedicação foi decisiva na formação e destino de uma legião de jovens de famílias carentes do Sertão. Graças ao seu empenho e de sua equipe, estes jovens conseguiram ingressar numa universidade pública de qualidade.
Neste momento de reconhecimento e gratidão, necessito fazer justiça e relembrar o quanto os governos de Lula/Dilma formam importantes na interiorização do ensino superior no Brasil: Entre 2003 e 2014 foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, dentre estes, boa parte chegaram nos interiores de Norte a Sul do Brasil. Durante 4 ciclos de governos petistas, praticamente dobramos o número de alunos universitários neste país.
Queremos te dizer muito obrigado e que esse relatório possa ser lido, festejado e acima de tudo, que te reconheça como o reitor de todos os jovens sertanejos. A educação do Nordeste aplaude o seu feito.
Veja os números apresentado: http://portais.univasf.edu.br/seac-gr/noticias-seac-gr/reitoria-da-univasf-divulga-documento-com-dados-da-gestao-2012-a-2019
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Paulo Rangel – Deputado Estadual do PT/ Bahia
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário