O Brasil tem jeito: é Fora Bolsonaro e Lula presidente!
Qual governo bem intencionado extingue o Ministério do Trabalho? Nenhum. Mas neste ponto, Bolsonaro é coerente com o que sempre ruminou, desde as eleições não existia qualquer proposta pra melhorar a vida do trabalhador, muito pelo contrário, a ideia sempre foi fragilizar a classe trabalhadora a níveis obscenos que vivemos agora.
Em coluna na UOL, a jornalista Carla Araújo escreveu: “Segundo fontes do primeiro escalão do governo, a ideia é criar um novo Ministério do Trabalho, que deverá ser chamado Ministério do Emprego e da Previdência Social. O Ministério do Trabalho foi extinto logo no início do governo Jair Bolsonaro (sem partido), em janeiro de 2019”. Com índice recorde de rejeição do desgoverno e queda vertiginosa nas intenções de voto para 2022, chegou a hora de Bolsonaro fazer o que sabe melhor: mentir para população brasileira.
A tentativa de recriação do Ministério do Trabalho na atual conjuntura não passa de jogada de marketing do desgoverno, que mostra possuir alguma preocupação com a massa de desempregados. De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego foi a 14,7% no trimestre encerrado em março. É o maior índice da série histórica. E o total de desempregados chegou a 14,805 milhões.
Além de desemprego, existe aumento da pobreza. O mesmo IBGE aponta que o Brasil tem quase 52 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. “Ah, foi culpa da pandemia”, diria o gado apaixonado. Não! Os dados são de antes da pandemia. Isto é o retrato do golpe com piora aguda de um desgoverno incompetente e facínora.
Quem sabe gerar emprego é o Partido dos Trabalhadores. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o Brasil chegou a 20,264 milhões de empregos formais criados desde 2003, com média aproximada de 1,8 milhão por ano. O país fechou 2013 com um total de 48.948.334 postos de trabalho celetistas e estatuários. Mas veio o golpe, a deformação trabalhista, previdenciária, privatização de estatais, quebra da indústria civil/naval e mais de 700 mil microempresas fecharam. É muita desgraça em tão pouco tempo. É como se o Brasil estivesse em pleno voo e de repente tirassem as hélices do avião.
O Brasil tem jeito: é Fora Bolsonaro e Lula presidente. Chama o operário que ele sabe como gerar emprego e com remuneração digna.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário