O caminho é o Socialismo!
Cuba poderia ter se tornado um país ressentido e rancoroso com a maioria dos países do mundo. O vergonhoso embargo econômico liderado pelos EUA prejudica a ilha de maneira sistemática. A intenção é que o regime socialista se curve aos interesses predatórios do imperialismo. No entanto, a ilha não se curva e supera as suas dificuldades com a essência socialista e solidária.
É a capacidade de solidariedade dos revolucionários que mantém o socialismo de pé. O regime enfrenta problemáticas (embargos) econômicas e se defende com politicas centradas no ser humano.
Convenhamos, do que adianta ter a nona maior economia do mundo e manter milhões de miseráveis? Sendo que 200 famílias concentram mais da metade da riqueza do país.
Em Cuba os esforços coletivos são de caráter humanitário. Desde 1959, Cuba luta para abolir a concentração de renda criminosa e libertar os cubanos da mão vassala dos norte-americanos. A prioridade é tirar as pessoas da ignorância, acabar a miséria, dar moradia e vida digna ao povo. Não por acaso, Cuba detém Índice de Desenvolvimento Humano superiores aos dos países latino-americanos e caribenhos. Mesmo com orçamento de país emergente, tem números de países desenvolvidos.
Entre os feitos de Cuba, destacamos a saúde e o constante investimento em pesquisa. Cuba possui um dos melhores sistemas de saúde gratuitos do mundo. Este caso de Pandemia do COVID-19 ilustra bem como Cuba tem papel central na saúde pública. Foi o primeiro país a enviar medicamento eficiente aos chineses no combate ao coronavírus. Cuba tem vasta expertise em doenças epidemiológicas.
Por lei natural, saúde é vida. Nada pode estar acima do direito universal de viver.
Portanto, pode ser surpresa para os ingleses o espírito humanitário Cubano – que ficaram agradecidos pela medida do governo da Ilha em aceitar receber o navio MS Braemar, onde transportava ao menos cinco pessoas infectadas com o novo coronavirus e não recebia autorização de outros países para atracar.
Cuba tem missões médicas no mundo inteiro; é a contrapartida solidária a maioria dos países que lhes negam apoio político/econômico. Inclusive o desgoverno depois de excluir o Mais Médicos, baixa a bola e pede ajuda dos médicos “esquerdopatas”, que sem o menor rancor estão prontamente dispostos a ajudar os brasileiros.
A lição que fica do coronavírus, mais uma vez, é que a humanidade precisar abraçar a si mesma e adotar sistemas políticos que priorizem as pessoas. De nada adianta ter bomba atômica, homens na lua, empresas bilionárias quando podemos ser extintos pelo vírus do sistema predatório que coloca o lucro acima de vidas e compromete a sustentabilidade do planeta.
Outro mundo é possível.
O Socialismo aponta o caminho!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário