O caminho para um rural muito mais humano!
Os remanescentes de quilombolas, que durante muito tempo eram tratados como invisíveis sociais, têm ganhado o merecido protagonismo no meio rural. A SDR/CDA tem feito esforços para implantar ações de georreferenciamento, que é um grande passo para que as comunidades recebam os seus títulos de terra.
A mais recente comunidade quilombola beneficiada foi a de Alagoinha, no município de Gentio do Ouro, Território de Identidade de Irecê. A equipe da CDA, depois de acordar com a comunidade, iniciou o processo de medição para o georreferenciamento da propriedade. O nosso objetivo é realizarmos a regularização fundiária e conceder os títulos de terra aos quilombolas.
Nós entendemos que não haverá uma revolução rural na Bahia se os povos tradicionais e comunidades quilombolas não estiverem inclusos nesse processo. A titulação de terras em Alagoinha permitirá a esse coletivo exercer o seu pertencimento cultural, a ter acesso ao crédito, programas do governo, soberania de sua posse e autoestima dessa gente. O nosso Estado é gigante e quem vive e trabalha na terra precisa ter seus direitos reconhecidos. Sabemos que a partir de ações com essa profundidade, nós estaremos abrindo caminho para um rural muito mais humano e repleto de oportunidades.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário