O chocolate da agricultura familiar conquistou a Bahia e o Brasil!
É apontado como exemplo de sucesso em diversos meio de comunicação. Os chocolates especiais da Bahia Cacau, marca da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), cresceu três vezes mais do que o tradicional.
Podemos mensurar o sucesso dos chocolates da Bahia Cacau pela penetração de mercado que a marca alcançou. Estamos presentes em 40 municípios baianos e em seis estados brasileiros, em supermercados, padarias, lojas de conveniência e de produtos naturais, restaurantes e plataformas de marketplaces especializadas em delivery de alimentos. Estamos muito próximos de atingir um milhão de reais em faturamento, o que significa aumento de renda para 104 cooperados.
O Governo do Estado tem participação ativa neste novo momento vivido pela cooperativa, são R$ 3 milhões investidos por meio do projeto Bahia Produtiva, para melhoria da qualidade do cacau nas propriedades, aquisição de equipamentos para o processo de beneficiamento, a ampliação da produção e estratégias de mercado.
Outro ponto alto deste projeto é a sustentabilidade. Nós priorizamos a conservação de sistemas agroflorestais, exploração extrativista ecologicamente sustentável e para a realização do plano de manejo florestal nas roças de cacau dos agricultores e agricultoras, resultando em aumento da produtividade, da renda do agricultor e, simultaneamente, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Percebam que é possível construir diferenciais competitivos, ter produtos únicos, conquistar novos mercados e aumentar o faturamento, tendo responsabilidade socioambiental. Parabéns a Coopfesba que eleva o nome do cooperativismo baiano. E por todo trabalho que tem desenvolvido, sem dúvidas, alcançará voo ainda maiores.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário