O dia foi bom demais
Fiquei muito feliz em receber no apartamento funcional que ocupo em Brasília a nova geração de políticos amarajienses. Tivemos um papo descontraído, sem compromisso de agenda e o melhor: regado a bode da cidade baiana de Uauá, galinha de cabidela e vinho, além de muita conversa. Falamos pouco de política. É verdade, viu?! Rssss.
Lá estavam Jânio Gouveia e Glória, os “velhos” da turma e a nova geração de políticos liderados por Aline Gouveia, a atual prefeita, gente muito boa, bastante extrovertida. Gostei dela, aliás em umas das minhas idas a Amaraji eu estive com ela, mas naquela oportunidade a conversa não fluiu com a mesma facilidade de ontem.
Quem me trouxe informações de Moi de Guaraci foi Wagner, o vice-prefeito que reside em Demarcação. Me convidou para ir lá e aceitei o convite, aliás Mói também já havia feito o mesmo convite. Pronto, assim atendo aos dois.
Durante o encontro, Edmar, diretor de comunicação e meu primo, filho de Tio Zé Gomes registrando tudo e sempre atualizando os últimos boatos. Ô povo que gosta de boatos.
Eu pedi a Edmar para fazer uns registros com antigos moradores de Estivas e Garra, tenho a intenção de escrever algumas crônicas sobre esses engenhos por ter sido lá onde passei grande parte de minha infância e adolescência. Ele está recolhendo depoimentos de Dona Maria Constância, dos filhos de dona Nina, das filhas de Zé Rosendo e de outros mais, assim consigo contar histórias sobre os dois engenhos.
Mas como eu ia falando, ainda estavam lá Ségio Farias, noivo da prefeita e Sobrinho de Anatólio Julião que por sua vez é filho do lendário Francisco Julião da Liga Camponesa. Não perdi a oportunidade de lembrar da passagem dele por Amaraji. No dia 13 de agosto de 1954, exatamente no dia em que Getúlio Vargas se suicidou. Aproveitei e lembrei a todos que eu havia escrito uma crônica falando dessa passagem dele por Amaraji e da coincidência da morte no mesmo dia. Também estava presente o Luís Vidal que é o ouvidor municipal.
O engraçado é que eu tenho que ficar perguntando aos jovens quem são seus pais, aí consigo identificar a linhagem. Estou ficando velho.
Da parte baiana estavam presentes os prefeitos Nininho de Quijingue, André de Queimadas, o deputado Federal Valmir Assunção membro do MST, – Jânio o convidou para conhecer a cidade de Pernambuco que mais tem assentamento de Reforma Agrária-, e a vereadora Enilda Mendonça da cidade de Ilhéus.
Rimos muito, contamos piadas e estreitamos ainda mais os laços de amarajienses orgulhosos de nossa cidade. Foi um dia muito especial em Brasília. Obrigado pela visita e em breve estarei na nossa amada terra pra gente continuar essa prosa conterrânea.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário