O Galo da Madrugada e o Carnaval que celebra a justiça e a liberdade
O fim de semana que antecede o Carnaval faz o coração bater mais forte para vivermos uma das maiores manifestações culturais do planeta. Salvador, Recife, Rio de Janeiro e demais cidades carnavalescas do Brasil já estão no clima da folia mais aguardada do ano.
Maryana Damasceno nos apresenta o famoso Galo da Madrugada, símbolo inconteste da cultura pernambucana e brasileira. Este ano, o “Galo Folião Fraterno” homenageia dois gigantes do Nordeste: Dom Hélder Câmara, referência religiosa e na luta contra a ditadura, além de fiel escudeiro da justiça social em nosso país; e Nise da Silveira, médica psiquiatra brasileira reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, que revolucionou o tratamento mental no Brasil por meio da arte, da livre expressão e da afetividade.


No Brasil, o Carnaval vai muito além de suas raízes, que remetem a antigas festas pagãs de fertilidade e celebração da primavera na Mesopotâmia, na Grécia (culto a Dionísio) e em Roma (Saturnálias). Aqui, a celebração tornou-se parte intrínseca da cultura brasileira e realça o que há de melhor na alma de um povo que, mesmo diante das maiores dificuldades, canta, dança e ajuda a “organizar o carnaval”.
Abram alas para o Carnaval chegar! Seja no axé, no samba ou no frevo, a maior folia do mundo faz do Brasil um palco em movimento, que desfila a nossa cultura e reafirma o nosso orgulho de ser brasileiro!
Josias Gomes
Conselheiro do TCE-BA