O início da queda de ACM!
Renata Rossi, professora da Ufba e companheira de nosso querido Ivan Alex me enviou essas fotos da manifestação convocada pelos estudantes. O ato contou com amplo apoio dos partidos de esquerda e sindicatos. O local da manifestação foi no viaduto da UFBA que fica próximo à faculdade de Direito.
Renata rememorou este grande dia de luta: “Olha você no 16 de maio na UFBA. Hoje completam 20 anos. Foto do livro de Wandaik Costa”
ACM estava encurralado pelo escândalo da violação do painel de uma votação do Senado que deveria ser secreta e ele agiu para macular o processo.
Foram várias manifestações durante o mês de maio de 2001 que acabou entrando para a história da Bahia. ACM começou a perder força política no cenário nacional e local.
Teve de tudo naquelas manifestações: contamos com a unidade entre as várias forças de esquerda, fator decisivo no enfrentamento contra a ditadura Carlista que castigava a Bahia por longas e obscuras décadas. As dificuldades enfrentadas não foram poucas. Eu mesmo tive que tomar emprestado um trio elétrico do MST, que veio do extremo sul – imagine a logística – pra acompanhar os protestos, já que não conseguíamos alugar nenhum aqui em Salvador. Esse trio foi retido pela PM no posto BR da Bonocô. Foi uma novela pra tirar esse trio do posto, consegui com o apoio dos sindicatos, lembra Rui? Foi uma situação difícil porque a PM no Dique veio em sentido contrário ao nosso e na altura da Fonte Nova, parei o trio e o trânsito de Salvador travou. Zilton Rocha e Valter Pinheiro me ajudaram na negociação com o coronel Cristóvão e conseguirmos seguir em frente.
Neste emblemático dia 16 de maio de 2001, os estudantes junto com os trabalhadores convocaram manifestação para fazer uma “lavagem” das escadarias do Edifício Stella Mares, residência de ACM.
O ato reuniu cerca de 10 mil manifestantes! O Coronel “Cabeça Branca” fez o que sabia de melhor: reprimir e usar a Tropa de Choque contra estudantes e trabalhadores!
A repressão foi brutal e covarde, deixando um saldo de mais de 20 feridos. Eu mesmo socorri uma jovem ferida.
Lutar sempre vale a pena! ACM renunciou o mandato de senador e assim evitou ser cassado. Estava selado o início do declínio do carlismo na Bahia.
Por isso, o 16 de maio é tão representativo para a Bahia. A data permanece como um farol referencial das lutas do povo baiano! Viva o poder popular! #DitaduraNuncaMais
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário