O saboroso café da agricultura familiar!
O café conquistou os paladares do mundo inteiro. É uma bebida amada por todas as classes sociais.
O Brasil, maior produtor mundial de café, exporta 35,15 milhões de sacas com média mensal de 2,92 milhões de sacas em 2018.
A Agricultura Familiar baiana, através do cooperativismo, tem se destacado neste forte mercado e produzido café de excelente qualidade.
Temos o exemplo da Coopiatã que em meados de outubro faturou 3 prêmios no importantíssimo concurso Cup of Excellence, a maior competição de café gourmet do Brasil.
Outra referência de agricultura familiar na cafeicultura é a Cooperbac, uma cooperativa mista que agrega 155 famílias do município de Barra do Choça.
Os cooperados contaram com investimentos estratégicos do Governo do Estado. Foi destinado R$ 1,5 milhão através de recursos via SDR, o que possibilitou um salto de qualidade e estrutura na cadeia produtiva desta nova gigante da Agricultura Familiar baiana.
Desta maneira, conseguimos potencializar a estrutura da agroindústria com a aquisição de uma máquina de empacotar a vácuo. Implantamos o laboratório de análise do café, o que tem sido grande diferencial no sabor dos grãos de café.
Joahra Oliveira, presidente da Cooperbac, ressalta: “Grande parte da nossa produção é de café gourmet, de alta qualidade, que agora pode ser vendido para cafeterias nacionais e mercados internacionais. Além do gourmet, criamos uma marca mais popular, tudo com muito suporte, porque o Estado está pensando na sobrevivência da nossa cooperativa, e, com isso, estamos expandindo cada vez mais. É a agricultura familiar ligada à tecnologia, trabalhando de forma séria para gerar economia para os agricultores”.
O nível do café da cooperativa atingiu o seu apogeu desde a sua fundação e conquistou o disputado mercado chinês. A Cooperbac tem a previsão de enviar cerca de 40 toneladas de café por mês para a China.
O sabor deste sucesso tem um mérito coletivo e a perspectivas são as melhores possíveis.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário