O sucesso da Bahia Cacau!
A Bahia Cacau é a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar em solo nacional.
Gerido por uma cooperativa (Coopfesba) localizada no município de Ibicaraí, no Litoral Sul da Bahia, este é mais um projeto vencedor do nosso Estado.
Precisamos fazer um resgate histórico para lembrar que nem tudo foram louros. O sucesso chegou depois de muito trabalho e apoio incondicional do Governo da Bahia.
Há dez anos, os agricultores tinham uma série de obstáculos: vendiam a amêndoa de acordo com o que o mercado oferecia. A baixa infraestrutura inicial obrigavam os produtores a fazer a secagem de forma rudimentar. Esse processo impactava negativamente na qualidade da amêndoa que perdia valor de mercado, além da baixa rentabilidade dos produtores.
Os investimentos de R$ 3,5 milhões aplicados pelo Governo da Bahia na cooperativa foram fundamentais no surgimento de uma potência da Agricultura Familiar no Brasil e que hoje está em franca expansão.
O Governo do Estado – com a SDR/CAR – apostou na agroindústria e os produtores evoluíram desde a sua logística até a produção. A cooperativa se reinventou, saímos do processo da matéria-prima para criação de chocolates de alto padrão.
Diversificamos o mix de produtos como nibs, mel de cacau e geleia de cacau. Posicionamos a marca Bahia Cacau no mercado!
Desde então, a Bahia Cacau tem virado referência em chocolate e produtos derivados do cacau. Conquistamos mercados nacionais, exemplo do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Somente para a capital do Paraná, Curitiba, a fábrica envia meia tonelada de nibs por mês.
São 10 anos de uma virada positiva monumental.
Acreditamos que a Bahia Cacau se consolidará como uma das maiores marcas de chocolate do Brasil. Temos um sabor especial: produção sustentável e uma boa dose de amor dos agricultores familiares!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário