O sucesso da Cooperacaju!
A Cooperacaju fica localizada no município de Ribeira do Pombal e, atualmente, é constituída por 750 cooperados.
A cooperativa tem alcançado incríveis resultados da comercialização de amêndoas de castanhas de caju naturais, fritas, e salgadas, além de um mix com amêndoas de castanha de caju, abacaxi e banana desidratada.
O Governo do Estado é parceiro da cooperativa por meio da SDR/CAR e destinou em torno de R$ 2,7 milhões em ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), capital de giro, infraestrutura e logística, o que impacta na produtividade, posicionamento de mercado e nas embalagens dos produtos, que tem grande importância nos pontos de venda.
Este trabalho focado condicionou a participação da Cooperacaju como uma das cinco representantes das cooperativas baianas na Mesa São Paulo 2019, o maior evento gastronômico da América Latina.
A Cooperacaju tem o compromisso socioeconômico.
E desenvolve um projeto social de beneficiamento de amêndoas da castanha de caju, com base nos princípios da economia solidária e da sustentabilidade, no semiárido do Nordeste da Bahia.
O projeto alcança uma área de atuação que abrange os municípios de Água Fria, Antas, Banzaê, Biritinga, Cícero Dantas, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Jeremoabo, Lamarão, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Quijingue, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sátiro Dias, Sítio do Quinto, e Tucano, possuindo cinco unidades de beneficiamento.
É a força do cooperativismo que ganha o país e atua nas suas bases, transformando a vida do povo sertanejo. Realmente, os moradores de Ribeira do Pombal estão de parabéns e as suas ações devem ser multiplicadas por toda Bahia.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário