O último solo de Ivanildo do Sax
A música e Amaraji estão luto, morreu Ivanildo do Sax, amarajiense de nascimento, cearense e potiguar por adoção.
Na foto acima, que me foi enviada pelo meu primo Edmar Gomes, este recebeu o icônico registro do Mano Sotero, estão o ex-prefeito de Amaraji Alvaro Soares de Melo, seu Antônio Sotero e Ivanildo do Sax em nossa querida Amaraji.
A música sempre povoou o universo de Ivanildo, a ponto de ter contrariado seu pai que o queria Advogado. Venceu a vocação que já nascia com ele e o nosso Brasil ganhou um músico de primeira linha.
Ivanildo começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano. Artista nato, enfrentou a resistência dos pais que o queriam de terno e gravata nos tribunais de Pernambuco. Mas um músico que nasce com a paixão de Ivanildo, não desvia o caminho. O amor pelo saxofone falou mais alto.
Músico bastante eclético, teve no jazz e na música erudita suas principais influências musicais. Em seu vasto repertório e influências de grandes musicistas, o saxofonista americano, Charlie Parker sempre foi seu verdadeiro ídolo, seguido do gênio austríaco, Amadeus Mozart.
Companheiro Ivanildo, toda vez que um músico e ser humano da sua grandeza se despede da vida, o universo faz um minuto de silêncio, e durante este minuto que parece durar um dia, ouvimos a sua obra alegrar o nosso ser.
A sua partida é triste, nunca nos acostumamos com a morte de uma pessoa querida, ainda mais sendo da nossa terra natal. O que nos conforta é que você viveu à sua maneira e preencheu de arte e carinho as nossas existências.
Presto os meus sentimentos aos familiares de Ivanildo, aos amarajienses e à música, a sua companheira de uma vida.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Deixe um comentário