País livre e soberano é um país sem racismo
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, comemorado em 3 de julho, refere-se à aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito. O Brasil, sobretudo os negros, pardos e indígenas, paga o preço da usura e desumanidade das elites que mantiveram a escravidão por mais de três séculos.
Pesquisadores calculam que 4,8 milhões de africanos foram trazidos à força para o Brasil, sem contar os milhões que morreram durante a travessia África – América do Sul. A mortandade era tamanha que a rota feita pelos navios era repleta de tubarões que seguiam os rastros dos corpos “assassinados” atirados ao mar. Drama semelhante sofreram os indígenas, que tiveram inúmeras etnias violadas e muitas extintas.
Mesmo depois da abolição da escravidão, negros e indígenas sofrem com as chagas do racismo estrutural. Nos anos 70, o antropólogo Darcy Ribeiro estimou que mais de 80 etnias desapareceram apenas na primeira metade do século 20, resultado do avanço da fronteira agrícola para o interior de São Paulo, Paraná e região Centro-Oeste, a corrida da borracha na Amazônia e a migração da população para o interior.
A taxa de homicídios por 100 mil habitantes de negros em 2020 no Brasil foi de 51, número quase quatro vezes maior do que a de homens não negros (14,6), de acordo com a segunda edição do relatório Violência Armada e Racismo, estudo do Instituto Sou da Paz. Se não compreendermos a violência e seus motivos perpetrados contra nossos povos no último meio milênio, não conseguiremos combater o racismo do dia a dia.
O governo Lula adotou uma série de políticas públicas alicerçadas em seu plano de governo, com destaque para o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, liderado pelo professor e intelectual negro Silvio Almeida, além do Ministério dos Povos Indígenas, sob o comando da companheira, deputada e ministra Sonia Guajajara. Combater qualquer forma de racismo é prioridade para o Brasil alcançar a verdadeira civilização brasileira.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário