Papa Francisco é exemplo para a humanidade!
O Papa Francisco é o exemplo da esperança que não se contenta em esperar dias melhores. É um líder de ação, capaz de revolucionar a própria Igreja Católica, que vinha sendo liderada por longos milênios por papas que falavam em Deus, mas se esqueciam dos oprimidos do mundo. Quando não colaboravam e exerciam poder de dominação sobre as massas.
Neste último domingo, o Papa Francisco leu a sua nova encíclica, intitulada Fratelli tutti (Todos irmãos, em italiano). O Papa do povo denunciou a tragédia neoliberal que promete “teorias mágicas”, enquanto drena as riquezas das nações em benefício de uma minoria e condena a imensa maioria das pessoas à miséria absoluta.
Francisco fez uma fala que deveria ser cravejada em bronze na sede de todo palácio presidencial, além de iniciar a missão das empresas que vivem do suor trabalhador, mas parecem desprezar quem planta o trigo e entrega o pão: “O direito de alguns à liberdade de empresa ou de mercado não pode estar acima dos direitos dos povos e da dignidade dos pobres e nem acima do respeito pelo ambiente”.
O Papa que verdadeiramente vive o amor aos semelhantes, condenou os retrocessos promovidos pela extrema direita: “A história dá sinais de regressão. Reacendem-se conflitos anacrônicos que se consideravam superados, ressurgem nacionalismos fechados, exacerbados, ressentidos e agressivos”. Foi além, pedindo que os países imperialistas abdiquem da dominação de outras nações.
Como não poderia ser diferente, o Papa falou da trágica pandemia que revelou egoísmo exacerbado e fratricidas daqueles que deveriam prezar as vidas acima do lucro: “A covid-19 deixou descobertas as nossas falsas seguranças. Por cima das várias respostas que deram os diferentes países, ficou evidente a incapacidade de agir em conjunto”, afirmou.
A encíclica papal tem poder de guiar as ações de uma das maiores religiões do mundo. No caso do Brasil, de acordo com o IBGE, os católicos representam 64,4% dos brasileiros. A mensagem do Papa Francisco – sendo as pessoas católicas ou não – deve ser força motora para vencermos o neoliberalismo, que no Brasil encontra-se em estágio predatório. Sobretudo, devemos derrotar neofascismo liderado por Bolsonaro. A humanidade não pode ficar refém do totalitarismo econômico, o desprezo à vida e às liberdades democráticas.
É o momento dos fiéis e admiradores do Papa Francisco levar a sua mensagem ao povo em cada beco, viela, rincão deste imenso Brasil. A política com P maiúsculo deve acontecer diariamente no seio popular.
Devemos cobrar providências imediatas dos falsos democratas que apoiam a barbárie! Caso contrário, estamos destinados a sermos massa de manobra de bestas feras iguais ao Bolsonaro.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário